quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

AULA INAUGURAL DE FILOSOFIA PARA 2º ANO 2015

O que é Trabalho:

Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc. O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio.
O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades. É com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoá-las. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, não apenas em si.
O trabalho faz com que o indivíduo aprenda a fazer algo com um objetivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais. Quando a pessoa realiza um trabalho bem feito, também contribui para a sua auto-estima, satisfação pessoal e realização profissional.
Muitas pessoas se questionam a respeito da diferença entre o trabalho e emprego, sendo que algumas pessoas confundem os dois conceitos. O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico o mental) é devidamente remunerado. O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho, e surgiu por volta da Revolução Industrial e se propagou com a evolução do capitalismo.

Trabalho na Filosofia

 

Vários filósofos e pensadores debateram sobre o conceito de trabalho. Para Aristóteles, por exemplo, as lutas e conquistas deveriam vir apenas com o trabalho, não era justo que fosse de outra maneira. Para ele, o trabalho fazia com que os homens se tornassem independentes.
Na filosofia, o trabalho tem concepções simples, como o próprio conceito de trabalho e suas diversas definições. Existem também as concepções mais complexas do trabalho, como as atividades exercidas por pensadores e seus interesses, como a virtude, a riqueza, a beleza, e etc.
Os filósofos, pesquisadores e pensadores estudam como, para quê e para quem os homens trabalham, se eles são obrigados a trabalharem ou não, se eles trabalham em troca de algo, e etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário