Webquest
de filosofia para o 1º Ano 3º Trimestre
Do mito à ciência
Uma WebQuest para o 1º Ano do Ensino Médio Politécnico. (Filosofia)
Elaborada por:
Alexandre Misturini
Introdução | Tarefa | Processo | Avaliação | Conclusão | Créditos | Página
do Professor
Vamos pesquisar sobre filosofia, mitologia e
ciência e o seu papel na construção da sociedade moderna ocidental. Procure se informar, ler, compreender e
debater para produzir um trabalho relevante para seu aprendizado e também para
um compartilhamento de conhecimento com seu professor e demais colegas. Boas
leituras e um bom trabalho!
1ª Formar grupos e organizar a realização das
demais tarefas propostas.
2ª Criar uma conta individual ou do grupo no Twitter e seguir o conta do professor
Alexandre Misturini @alemisturini, para postar os tweets sobre o tema
pesquisado sempre utilizando a hastag #FiloBr01.
3ª Criar uma apresentação de slides ou um vídeo
sobre os temas propostos e apresentar para a turma em data marcada pelo
professor Alexandre.
Obs: Se quiserem criar a apresentação do Prezi
também é uma opção bem criativa, para essa escolha acesse o site do Prezi. Os trabalhos serão publicados no blog de material de filosofia do
Colégio Estadual Visconde De Bom Retiro.
Após os alunos se organizarem em grupos deverão ler
os textos indicados nos links abaixo e também no livro didático.
Procure fazer a leitura do capítulo 6 da página 117
até 138 - Metafísica
Após a realização das leituras, tanto do livro
didático quanto dos links indicados, produza uma apresentação slides ou vídeo
explicativo sobre os temas pesquisados, elencando os seguintes aspectos:
# O que é mito?
# O que é cosmologia?
# O que é mecanicismo?
# Metafísicas da modernidade
·
Características;
·
Dualismo cartesiano;
·
Materialismo mecanicista;
·
Determinismo;
·
Idealismo absoluto;
# Tendências contemporâneas
·
Reducionismo materialista;
·
Enfoques não reducionistas – Teoria do Big
bang
Em um primeiro momento os alunos deverão pesquisar
os conceitos e características gerais da metafísica
Em um segundo momento os grupos deverão escrever
tweets semanais com suas reflexões com a seguinte hastag: #FiloBr01. Esta atividade
tem por objetivo desenvolver a análise crítica e a capacidade de síntese dos
alunos sobre o tema pesquisado.
Os slides ou vídeos deverão conter informações
pertinentes sobre:
# características;
# metafísica na modernidade
# principais filósofos e suas ideias sobre o
assunto;
# O que é mito?
# O que é cosmologia?
# O que é mecanicismo?
# Metafísicas da modernidade
·
Características;
·
Dualismo cartesiano;
·
Materialismo mecanicista;
·
Determinismo;
·
Idealismo absoluto;
# Tendências contemporâneas
·
Reducionismo materialista;
·
Enfoques não reducionistas – Teoria do Big
bang
Produzir uma apresentação de slides ou vídeo com as
principais ideias da filosofia. Do mito à ciência abrangendo todos estes
assuntos listados acima de forma clara e objetiva para apresentar para a turma.
CONCEITO
|
ATIVIDADES EM
GRUPO
|
ATIVIDADES
INDIVIDUAIS
|
TWITTER
|
SLIDES e VÍDEO
|
CSA
Construção
satisfatória da aprendizagem
|
Bom ou excelente envolvimento, o grupo
desenvolveu todas as atividades propostas, desde os tweets, textos até a
construção dos slides com seriedade e competência.
|
Boa ou excelente participação nas atividades,
boas reflexões filosóficas nos textos e nos tweets e também criatividade na
construção dos slides. Boa colaboração e dedicação.
|
Tweets bem sintéticos, com boas reflexões
filosóficas o que fez com que o trabalho individual e em grupo enriquecesse o
debate sobre o tema proposto.
|
Slides muito bem construídos com textos originais
sem cópias e plágios. Boa utilização dos recursos gráficos e visuais e também
bem esclarecedores e criativos.
|
CPA
Construção
parcial da aprendizagem
|
Pouco envolvimento realizaram algumas tarefas.
Porém, a produção textual poderia ser mais elaborada, assim como os tweets
poderiam ser mais elaborados.
|
Pouca participação, ou a mesma não contribuiu
muito para a produção textual e na construção dos slides.
|
Tweets com poucas reflexões e ideias não muito
claras.
|
Slides com algumas partes copiadas da internet ou
pouco desenvolvidas e com alguns erros ortográficos.
|
CRA
Construção
restrita da aprendizagem
|
Pouco envolvimento, não realizaram a maioria das
atividades com seriedade. Tweets sem relevância filosófica e textos com
cópias, plágios e erros ortográficos.
|
Participou pouco da realização das atividades,
não contribuiu com o grupo, ou não teve atitudes que colaborassem com o
trabalho em grupo.
|
Tweets sem relevância filosófica, não
contribuindo para um debate produtivo no ambiente do Twitter.
|
Slides pouco criativos, com erros ortográficos,
textos plagiados ou copiados da internet sem referência. Pouca utilização de
recursos visuais e pouca criatividade.
|
Então, para que pesquisamos? Para que tanto
debatemos? Vou me arriscar em afirmar que o importante e ter um conhecimento
inicial, básico que sustente nossas afirmações e que mais vier, que seja, o
eterno processo de debate e construção coletiva do conhecimento para poder fazer
frente a esta sociedade atual em que vivemos. Continuemos nossa caminha então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário