segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Webquest de filosofia para o 1º Ano 3º Trimestre - 2015

Webquest de filosofia para o 1º Ano 3º Trimestre

Do mito à ciência

Uma WebQuest para o 1º Ano do Ensino Médio Politécnico. (Filosofia)

 Elaborada por:

Alexandre Misturini

Introdução
Bem-vindos alunos do 1º ano!


Vamos pesquisar sobre filosofia, mitologia e ciência e o seu papel na construção da sociedade moderna ocidental.  Procure se informar, ler, compreender e debater para produzir um trabalho relevante para seu aprendizado e também para um compartilhamento de conhecimento com seu professor e demais colegas. Boas leituras e um bom trabalho!




A Tarefa  

1ª Formar grupos e organizar a realização das demais tarefas propostas.


2ª Criar uma conta individual ou do grupo no Twitter e seguir o conta do professor Alexandre Misturini @alemisturini, para postar os tweets sobre o tema pesquisado sempre utilizando a hastag #FiloBr01.

3ª Criar uma apresentação de slides ou um vídeo sobre os temas propostos e apresentar para a turma em data marcada pelo professor Alexandre.

Obs: Se quiserem criar a apresentação do Prezi também é uma opção bem criativa, para essa escolha acesse o site do Prezi. Os trabalhos serão publicados no blog de material de filosofia do Colégio Estadual Visconde De Bom Retiro.





O Processo 

Após os alunos se organizarem em grupos deverão ler os textos indicados nos links abaixo e também no livro didático.

Procure fazer a leitura do capítulo 6 da página 117 até 138 - Metafísica

Após a realização das leituras, tanto do livro didático quanto dos links indicados, produza uma apresentação slides ou vídeo explicativo sobre os temas pesquisados, elencando os seguintes aspectos:

# O que é mito?
# O que é cosmologia?
# O que é mecanicismo?
# Metafísicas da modernidade
·         Características;
·         Dualismo cartesiano;
·         Materialismo mecanicista;
·         Determinismo;
·         Idealismo absoluto;
# Tendências contemporâneas
·         Reducionismo materialista;
·         Enfoques não reducionistas – Teoria do Big bang

Em um primeiro momento os alunos deverão pesquisar os conceitos e características gerais da metafísica
Em um segundo momento os grupos deverão escrever tweets semanais com suas reflexões com a seguinte hastag: #FiloBr01. Esta atividade tem por objetivo desenvolver a análise crítica e a capacidade de síntese dos alunos sobre o tema pesquisado.


Os slides ou vídeos deverão conter informações pertinentes sobre:

# características;
# metafísica na modernidade
# principais filósofos e suas ideias sobre o assunto;
# O que é mito?
# O que é cosmologia?
# O que é mecanicismo?
# Metafísicas da modernidade
·         Características;
·         Dualismo cartesiano;
·         Materialismo mecanicista;
·         Determinismo;
·         Idealismo absoluto;
# Tendências contemporâneas
·         Reducionismo materialista;
·         Enfoques não reducionistas – Teoria do Big bang



Produzir uma apresentação de slides ou vídeo com as principais ideias da filosofia. Do mito à ciência abrangendo todos estes assuntos listados acima de forma clara e objetiva para apresentar para a turma.


  



Avaliação  

CONCEITO
ATIVIDADES EM GRUPO
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
TWITTER
SLIDES e VÍDEO


CSA
Construção satisfatória da aprendizagem
Bom ou excelente envolvimento, o grupo desenvolveu todas as atividades propostas, desde os tweets, textos até a construção dos slides com seriedade e competência.
Boa ou excelente participação nas atividades, boas reflexões filosóficas nos textos e nos tweets e também criatividade na construção dos slides. Boa colaboração e dedicação.
Tweets bem sintéticos, com boas reflexões filosóficas o que fez com que o trabalho individual e em grupo enriquecesse o debate sobre o tema proposto.
Slides muito bem construídos com textos originais sem cópias e plágios. Boa utilização dos recursos gráficos e visuais e também bem esclarecedores e criativos.


CPA
Construção parcial da aprendizagem
Pouco envolvimento realizaram algumas tarefas. Porém, a produção textual poderia ser mais elaborada, assim como os tweets poderiam ser mais elaborados.
Pouca participação, ou a mesma não contribuiu muito para a produção textual e na construção dos slides.
Tweets com poucas reflexões e ideias não muito claras.
Slides com algumas partes copiadas da internet ou pouco desenvolvidas e com alguns erros ortográficos.


CRA
Construção restrita da aprendizagem
Pouco envolvimento, não realizaram a maioria das atividades com seriedade. Tweets sem relevância filosófica e textos com cópias, plágios e erros ortográficos.
Participou pouco da realização das atividades, não contribuiu com o grupo, ou não teve atitudes que colaborassem com o trabalho em grupo.
Tweets sem relevância filosófica, não contribuindo para um debate produtivo no ambiente do Twitter.
Slides pouco criativos, com erros ortográficos, textos plagiados ou copiados da internet sem referência. Pouca utilização de recursos visuais e pouca criatividade.






Conclusão 

Então, para que pesquisamos? Para que tanto debatemos? Vou me arriscar em afirmar que o importante e ter um conhecimento inicial, básico que sustente nossas afirmações e que mais vier, que seja, o eterno processo de debate e construção coletiva do conhecimento para poder fazer frente a esta sociedade atual em que vivemos. Continuemos nossa caminha então.




Créditos & Referências 





Nenhum comentário:

Postar um comentário