segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Webquest de filosofia para o 3º Ano 3º Trimestre - 2015

Webquest de filosofia para o 3º Ano 3º Trimestre

FILOSOFIA PÓS-MODERNA  

Uma WebQuest para o 3º Ano do Ensino Médio Politécnico. (Filosofia)

 Elaborada por:

Alexandre Misturini

Introdução  

Bem-vindos alunos do 3º ano!
A filosofia pós-moderna mais especificamente o modernismo é uma nova forma de pensar e filosofar, mas é muito complexo o que nos desafia dia a dia a refletir mais e mais sobre vários assuntos da pós-modernidade. Convido você aluno do terceiro ano a desafiar a si mesmo e buscar compreender esta complexidade de conceitos e correntes filosóficas que atualmente tomam espaço nos debates filosóficos. Procure se informar, ler, compreender e debater para produzir um trabalho relevante para seu aprendizado e também para um compartilhamento de conhecimento com seu professor e demais colegas. Boas leituras e um bom trabalho!




A Tarefa  

1ª Formar grupos e organizar a realização das demais tarefas propostas.

GRUPO 1 è ÉTICA
GRUPO 2 è POLÍTICA
GRUPO 3 è CIÊNCIA
GRUPO 4 è ESTÉTICA
GRUPO 5 è PÓS-MODERNIDADE

2ª Criar uma conta individual ou do grupo no Twitter e seguir o conta do professor Alexandre Misturini @alemisturini, para postar os tweets sobre o tema pesquisado sempre utilizando a hastag#FiloBr03.

3ª Criar uma apresentação de slides ou um vídeo sobre os temas propostos e apresentar para a turma em data marcada pelo professor Alexandre.

Obs: Se quiserem criar a apresentação do Prezi também é uma opção bem criativa, para essa escolha acesse o site do Prezi. Os trabalhos serão publicados no blog de material de filosofia do Colégio Estadual Visconde De Bom Retiro.





O Processo 

Após os alunos se organizarem em grupos deverão ler os textos indicados nos links abaixo e também no livro didático.

Procure fazer a leitura do capítulo 17 da página 290 até 302 - Ética
Procure fazer a leitura do capítulo 18 da página 309 até 326 – Política
Procure fazer a leitura do capítulo 19 da página 327 até 344 – Ciência
Procure fazer a leitura do capítulo 20 da página 345 até 353 – Estética

Após a realização das leituras, tanto do livro didático quanto dos links indicados, produza uma apresentação slides ou vídeo explicativo sobre os temas pesquisados, elencando os seguintes aspectos:

# características;
# ocorrências e formas;
# História;
# principais filósofos e suas ideias sobre o assunto;
# Ética, Política, Ciência e estética hoje;

Em um primeiro momento os alunos deverão pesquisar os conceitos e características gerais da ética, política, ciência, estética e pós-modernidade
Em um segundo momento os grupos deverão escrever tweets semanais com suas reflexões com a seguinte hastag: #FiloBr03. Esta atividade tem por objetivo desenvolver a análise crítica e a capacidade de síntese dos alunos sobre o tema pesquisado.


Os slides ou vídeos deverão conter informações pertinentes sobre:

# características;
# ocorrências e formas;
# História;
# principais filósofos e suas ideias sobre o assunto;
# Ética, Política, Ciência e estética hoje;


Produzir uma apresentação de slides ou vídeo com as principais ideias da filosofia pós-moderna abrangendo todos estes assuntos listados acima de forma clara e objetiva para apresentar para a turma.



















http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_pol%C3%ADtica
http://www.infoescola.com/filosofia/filosofia-politica/
http://www.portalconscienciapolitica.com.br/filosofia-politica/
http://www.mundoeducacao.com/filosofia/filosofia-politica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_ci%C3%AAncia
http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=6892
http://www.mundoeducacao.com/filosofia/filosofia-ciencia.htm
http://criticanarede.com/cie_cienfil.html
http://pt.slideshare.net/aeadebarros/a-relao-entre-a-cincia-e-a-filosofia
http://www.significados.com.br/estetica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica
http://www.brasilescola.com/filosofia/a-estetica-na-filosofia-platao-aristoteles.htm
http://www.coladaweb.com/filosofia/estetica
http://www.pgf.uem.br/index.php/programa/linhas/83-estetica-e-filosofia-social
http://pt.slideshare.net/ssuser446e83/filosofia-esttica
http://esteticaefilosofia.blogspot.com.br/
http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=228
http://dialogue.adventist.org/articles/08_1_land_p.htm
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Chancelaria/GT4/Celia_Martins_-_PAINEL.pdf
http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/otimismopos-moderno2.html
http://www.cefetsp.br/edu/eso/lourdes/oqueposmodernojair.html
http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/o-conceito-posmodernidade-na-sociedade-atual.htm
http://www.clfc.puc-rio.br/artigo_fc48.html
http://www.coladaweb.com/literatura/pos-modernismo
http://w3.ufsm.br/poscom/wp-content/uploads/2011/08/Fabiano-Rocha-Flores-Disserta%C3%A7%C3%A3o-2009.pdf
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/viewFile/1807-9288.2012v8n2p68/23628
http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/pos-modernismo/
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/viewFile/13133/9381
http://www.infopedia.pt/$pos-modernismo;jsessionid=LI9jS+HBP-puoXEmbQK3aA__
http://pt.slideshare.net/maninhoskywalker/pos-modernidade-7851593


  



Avaliação  

CONCEITO
ATIVIDADES EM GRUPO
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
TWITTER
SLIDES e VÍDEO


CSA
Construção satisfatória da aprendizagem
Bom ou excelente envolvimento, o grupo desenvolveu todas as atividades propostas, desde os tweets, textos até a construção dos slides com seriedade e competência.
Boa ou excelente participação nas atividades, boas reflexões filosóficas nos textos e nos tweets e também criatividade na construção dos slides. Boa colaboração e dedicação.
Tweets bem sintéticos, com boas reflexões filosóficas o que fez com que o trabalho individual e em grupo enriquecesse o debate sobre o tema proposto.
Slides muito bem construídos com textos originais sem cópias e plágios. Boa utilização dos recursos gráficos e visuais e também bem esclarecedores e criativos.


CPA
Construção parcial da aprendizagem
Pouco envolvimento realizaram algumas tarefas. Porém, a produção textual poderia ser mais elaborada, assim como os tweets poderiam ser mais elaborados.
Pouca participação, ou a mesma não contribuiu muito para a produção textual e na construção dos slides.
Tweets com poucas reflexões e ideias não muito claras.
Slides com algumas partes copiadas da internet ou pouco desenvolvidas e com alguns erros ortográficos.


CRA
Construção restrita da aprendizagem
Pouco envolvimento, não realizaram a maioria das atividades com seriedade. Tweets sem relevância filosófica e textos com cópias, plágios e erros ortográficos.
Participou pouco da realização das atividades, não contribuiu com o grupo, ou não teve atitudes que colaborassem com o trabalho em grupo.
Tweets sem relevância filosófica, não contribuindo para um debate produtivo no ambiente do Twitter.
Slides pouco criativos, com erros ortográficos, textos plagiados ou copiados da internet sem referência. Pouca utilização de recursos visuais e pouca criatividade.






Conclusão 

  Será que podemos concluir veementemente que a pós-modernidade é isto, ou aquilo? Ou será um eterno processo de discussão e debate? Acredito que após pesquisarmos e trocarmos informações sobre a pós-modernidade, ética, política, ciência e estética ficamos mais cultos, mais bem informados, mas não podemos afirmar que chegamos a um ponto final, ou simplesmente encerrarmos estas questões. Então, para que pesquisamos? Para que tanto debatemos? Vou me arriscar em afirmar que o importante e ter um conhecimento inicial, básico que sustente nossas afirmações e que mais vier, que seja, o eterno processo de debate e construção coletiva do conhecimento para poder fazer frente a esta sociedade pós-moderna em que vivemos. Continuemos nossa caminha então.




Créditos & Referências 


















http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_pol%C3%ADtica
http://www.infoescola.com/filosofia/filosofia-politica/
http://www.portalconscienciapolitica.com.br/filosofia-politica/
http://www.mundoeducacao.com/filosofia/filosofia-politica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_ci%C3%AAncia
http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=6892
http://www.mundoeducacao.com/filosofia/filosofia-ciencia.htm
http://criticanarede.com/cie_cienfil.html
http://pt.slideshare.net/aeadebarros/a-relao-entre-a-cincia-e-a-filosofia
http://www.significados.com.br/estetica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica
http://www.brasilescola.com/filosofia/a-estetica-na-filosofia-platao-aristoteles.htm
http://www.coladaweb.com/filosofia/estetica
http://www.pgf.uem.br/index.php/programa/linhas/83-estetica-e-filosofia-social
http://pt.slideshare.net/ssuser446e83/filosofia-esttica
http://esteticaefilosofia.blogspot.com.br/
http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=228
http://dialogue.adventist.org/articles/08_1_land_p.htm
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Chancelaria/GT4/Celia_Martins_-_PAINEL.pdf
http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/otimismopos-moderno2.html
http://www.cefetsp.br/edu/eso/lourdes/oqueposmodernojair.html
http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/o-conceito-posmodernidade-na-sociedade-atual.htm
http://www.clfc.puc-rio.br/artigo_fc48.html
http://www.coladaweb.com/literatura/pos-modernismo
http://w3.ufsm.br/poscom/wp-content/uploads/2011/08/Fabiano-Rocha-Flores-Disserta%C3%A7%C3%A3o-2009.pdf
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/viewFile/1807-9288.2012v8n2p68/23628
http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/pos-modernismo/
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/viewFile/13133/9381
http://www.infopedia.pt/$pos-modernismo;jsessionid=LI9jS+HBP-puoXEmbQK3aA__
http://pt.slideshare.net/maninhoskywalker/pos-modernidade-7851593


Nenhum comentário:

Postar um comentário