segunda-feira, 23 de março de 2015

Webquest de filosofia do 2º Ano 1º Trimestre de 2015

CONHECIMENTO   
Uma WebQuest para o 2ºAno do Ensino Médio Politécnico(Filosofia)
 Elaborada por:
Alexandre Misturini

Introdução 
Bem-vindos alunos do 2º ano!

Convido todos os alunos do 2º ano a filosofar e debater de forma crítica sobre o conhecimento. Acreditamos que o debate contribuirá e muito para a compreensão da possibilidade ou não de existir o conhecimento. Vamos mergulhar no mundo das teorias e debater as ideias da epistemologia com o ceticismo. Espero que todos vocês alunos se informem e interajam sobre as possibilidades do conhecimento. Bom trabalho e boa pesquisa.



A Tarefa 

 Formar grupos e organizar a realização das demais tarefas propostas.

 Criar um grupo da turma no Facebook para trocarmos informações sobre os trabalhos propostos.

 Criar uma conta individual ou do grupo no Twitter e seguir o conta do professor Alexandre Misturini @alemisturini e do professor Rogério @profrogerioar para postar os tweets sobre o tema pesquisado.

 Criar uma apresentação de slides sobre o tema “Conhecimento” e apresentar para a turma em data marcada pelo professor Alexandre ou Rogério.

Obs: Se quiserem criar a apresentação do Prezi também é uma opção bem criativa, para essa escolha acesse o site do Prezi.

 Produzir um texto com reflexões filosóficas sobre o tema “Conhecimento” para análise e posteriormente publicação no Blog do Colégio Bom Retiro.




O Processo 

Após os alunos se organizarem em grupos deverão ler os textos indicados nos links abaixo.
Em um primeiro momento os alunos deverão pesquisar os conceitos de conhecimento, racionalismo, empirismo e ceticismo nos links abaixo.
Em um segundo momento os grupos deverão escrever tweets semanais com suas reflexões com a seguinte hastag: #FiloBr02. Esta atividade tem por objetivo desenvolver a análise crítica e a capacidade de síntese dos alunos sobre o tema pesquisado (O conhecimento e a possibilidade de conhecer).

Outra tarefa será a produção de textos sobre o conhecimento baseados na experiência filosófica, ou seja, com o rigor e o método da filosofia para maiores esclarecimentos ler o capítulo 9 do livro didático de filosofia – Fundamentos de Filosofia Ed. Saraiva.

Os textos deverão conter informações pertinentes sobre:
 - relação sujeito-objeto;
 - fontes primeiras (razão ou sensação?, racionalismo, empirismo, apriorismo Kantiano);
 - O que podemos conhecer
 - Dogmatismo;
 - Ceticismo;
 - Realismo.
Produzir uma apresentação de slides com as principais ideias sobre as possibilidades ou não de conhecer de foram clara e objetiva para apresentar para a turma.

Epistemologia

Epistemologia

Epistemologia e ceticismo

Gnosiologia

Gnosiologia

Relação sujeito-objeto

Fontes primeiras – razão ou sensação?

Racionalismo

Racionalismo

Empirismo

Dogmatismo

Ceticismo

Ceticismo

Realismo

Apriorismo Kantiano




Avaliação  

CONCEITO
ATIVIDADES EM GRUPO
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
TWITTER
SLIDES
TEXTOS


CSA
Construção satisfatória da aprendizagem
Bom ou excelente envolvimento, o grupo desenvolveu todas as atividades propostas, desde os tweets, textos até a construção dos slides com seriedade e competência.
Boa ou excelente participação nas atividades, boas reflexões filosóficas nos textos e nos tweets e também criatividade na construção dos slides. Boa colaboração e dedicação.
Tweets bem sintéticos, com boas reflexões filosóficas o que fez com que o trabalho individual e em grupo enriquecesse o debate sobre o tema proposto.
Slides muito bem construídos com textos originais sem cópias e plágios. Boa utilização dos recursos gráficos e visuais e também bem esclarecedores e criativos.
Textos bem escritos com originalidade e esclarecedores das questões filosóficas propostas, sem erros ortográficos, dignos de publicação na Revista de Filosofia do colégio.


CPA
Construção parcial da aprendizagem
Pouco envolvimento realizaram algumas tarefas. Porém, a produção textual poderia ser mais elaborada, assim como os tweets poderiam ser mais elaborados.
Pouca participação, ou a mesma não contribuiu muito para a produção textual e na construção dos slides.
Tweets com poucas reflexões e ideias não muito claras.
Slides com algumas partes copiadas da internet ou pouco desenvolvidas e com alguns erros ortográficos.
Texto de relevância média, com alguns erros ortográficos, algumas considerações não muito claras.


CRA
Construção restrita da aprendizagem
Pouco envolvimento, não realizaram a maioria das atividades com seriedade. Tweets sem relevância filosófica e textos com cópias, plágios e erros ortográficos.
Participou pouco da realização das atividades, não contribuiu com o grupo, ou não teve atitudes que colaborassem com o trabalho em grupo.
Tweets sem relevância filosófica, não contribuindo para um debate produtivo no ambiente do Twitter.
Slides pouco criativos, com erros ortográficos, textos plagiados ou copiados da internet sem referência. Pouca utilização de recursos visuais e pouca criatividade.
Texto pouco esclarecedor, com erros ortográficos e com cópias e plágios da internet perdendo a originalidade, não podendo ser publicado na Revista de Filosofia do Colégio.





Conclusão 
Conhecer ou não conhecer? Esta pergunta pode ter sido norteadora para pesquisa de vocês. Porém, acreditamos que se faz necessário muitas reflexões sobre o tema conhecimento. Sabemos que uma pesquisa nunca termina, e a nossa inquietação e insatisfação sempre nos proporcionará mais e mais questionamentos que buscam solução. Portanto, nunca deixem de pesquisar. Gostaríamos também de instiga-los com mais questionamentos:

É possível conhecer?
O conhecimento é imutável e definitivo?
Razão absoluta ou somente as sensações?
Dogmatismo o que é?
Você é cético? Por quê?

Ceticismo ajuda a desenvolver a ciência e também a busca por uma “verdade”?
Esperamos que todos os alunos tenham encontrado nas pesquisas uma forma de responder aos seus questionamentos iniciais. Busquem sempre novas questões geradoras, ou novas dúvidas, pois são elas que movem o mundo e desenvolve a ciência, a filosofia e também a sociedade como um todo. Parabéns pelo esforço e dedicação.



Créditos & Referências 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário