CONHECIMENTO
Uma WebQuest para o 2ºAno do Ensino Médio Politécnico(Filosofia)
Elaborada por:
Alexandre Misturini
Introdução
Bem-vindos alunos do 2º ano!
Convido
todos os alunos do 2º ano a filosofar e debater de forma crítica sobre o
conhecimento. Acreditamos que o debate contribuirá e muito para a compreensão
da possibilidade ou não de existir o conhecimento. Vamos mergulhar no mundo das
teorias e debater as ideias da epistemologia com o ceticismo. Espero que todos
vocês alunos se informem e interajam sobre as possibilidades do conhecimento.
Bom trabalho e boa pesquisa.
1ª Formar grupos e organizar a realização das demais tarefas
propostas.
3ª Criar uma conta individual ou do grupo no Twitter e
seguir o conta do professor Alexandre Misturini @alemisturini e do professor Rogério @profrogerioar para postar os tweets sobre o tema pesquisado.
4ª Criar uma apresentação de slides sobre o tema “Conhecimento” e
apresentar para a turma em data marcada pelo professor Alexandre ou Rogério.
Obs: Se quiserem
criar a apresentação do Prezi também é uma opção bem criativa, para essa
escolha acesse o site do Prezi.
5ª Produzir um texto com reflexões filosóficas sobre o tema
“Conhecimento” para análise e posteriormente publicação no Blog do Colégio Bom
Retiro.
Após os alunos
se organizarem em grupos deverão ler os textos indicados nos links abaixo.
Em um primeiro
momento os alunos deverão pesquisar os conceitos de conhecimento, racionalismo,
empirismo e ceticismo nos links abaixo.
Em um segundo
momento os grupos deverão escrever tweets semanais com suas reflexões com a
seguinte hastag: #FiloBr02.
Esta atividade tem por objetivo desenvolver a análise crítica e a capacidade de
síntese dos alunos sobre o tema pesquisado (O conhecimento e a possibilidade de
conhecer).
Outra tarefa
será a produção de textos sobre o conhecimento baseados na experiência
filosófica, ou seja, com o rigor e o método da filosofia para maiores
esclarecimentos ler o capítulo 9 do livro didático de filosofia – Fundamentos
de Filosofia Ed. Saraiva.
Os textos
deverão conter informações pertinentes sobre:
- relação
sujeito-objeto;
- fontes
primeiras (razão ou sensação?, racionalismo, empirismo, apriorismo Kantiano);
- O que
podemos conhecer
-
Dogmatismo;
-
Ceticismo;
- Realismo.
Produzir uma
apresentação de slides com as principais ideias sobre as possibilidades ou não
de conhecer de foram clara e objetiva para apresentar para a turma.
Epistemologia
Epistemologia
Epistemologia
e ceticismo
Gnosiologia
Gnosiologia
Relação
sujeito-objeto
Fontes
primeiras – razão ou sensação?
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sensa%C3%A7%C3%A3o-Percep%C3%A7%C3%A3o-e-Raz%C3%A3o/1625.html
Racionalismo
Racionalismo
Empirismo
Dogmatismo
Ceticismo
Ceticismo
Realismo
Apriorismo
Kantiano
CONCEITO
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ATIVIDADES
EM GRUPO
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ATIVIDADES
INDIVIDUAIS
|
TWITTER
|
SLIDES
|
TEXTOS
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CSA
Construção satisfatória da aprendizagem
|
Bom ou excelente envolvimento, o grupo desenvolveu
todas as atividades propostas, desde os tweets, textos até a construção dos
slides com seriedade e competência.
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Boa ou excelente participação nas atividades, boas
reflexões filosóficas nos textos e nos tweets e também criatividade na
construção dos slides. Boa colaboração e dedicação.
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Tweets bem sintéticos, com boas reflexões filosóficas o
que fez com que o trabalho individual e em grupo enriquecesse o debate sobre
o tema proposto.
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Slides muito bem construídos com textos originais sem
cópias e plágios. Boa utilização dos recursos gráficos e visuais e também bem
esclarecedores e criativos.
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Textos bem escritos com originalidade e esclarecedores
das questões filosóficas propostas, sem erros ortográficos, dignos de
publicação na Revista de Filosofia do colégio.
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CPA
Construção parcial da aprendizagem
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Pouco envolvimento realizaram algumas tarefas. Porém, a
produção textual poderia ser mais elaborada, assim como os tweets poderiam
ser mais elaborados.
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Pouca participação, ou a mesma não contribuiu muito
para a produção textual e na construção dos slides.
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Tweets com poucas reflexões e ideias não muito claras.
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Slides com algumas partes copiadas da internet ou pouco
desenvolvidas e com alguns erros ortográficos.
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Texto de relevância média, com alguns erros
ortográficos, algumas considerações não muito claras.
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CRA
Construção restrita da aprendizagem
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Pouco envolvimento, não realizaram a maioria das
atividades com seriedade. Tweets sem relevância filosófica e textos com
cópias, plágios e erros ortográficos.
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Participou pouco da realização das atividades, não
contribuiu com o grupo, ou não teve atitudes que colaborassem com o trabalho
em grupo.
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Tweets sem relevância filosófica, não contribuindo para
um debate produtivo no ambiente do Twitter.
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Slides pouco criativos, com erros ortográficos, textos
plagiados ou copiados da internet sem referência. Pouca utilização de
recursos visuais e pouca criatividade.
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Texto pouco esclarecedor, com erros ortográficos e com
cópias e plágios da internet perdendo a originalidade, não podendo ser
publicado na Revista de Filosofia do Colégio.
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Conhecer
ou não conhecer? Esta pergunta pode ter sido norteadora para pesquisa de vocês.
Porém, acreditamos que se faz necessário muitas reflexões sobre o tema
conhecimento. Sabemos que uma pesquisa nunca termina, e a nossa inquietação e
insatisfação sempre nos proporcionará mais e mais questionamentos que buscam
solução. Portanto, nunca deixem de pesquisar. Gostaríamos também de instiga-los
com mais questionamentos:
É
possível conhecer?
O
conhecimento é imutável e definitivo?
Razão
absoluta ou somente as sensações?
Dogmatismo
o que é?
Você
é cético? Por quê?
Ceticismo
ajuda a desenvolver a ciência e também a busca por uma “verdade”?
Esperamos
que todos os alunos tenham encontrado nas pesquisas uma forma de responder aos
seus questionamentos iniciais. Busquem sempre novas questões geradoras, ou
novas dúvidas, pois são elas que movem o mundo e desenvolve a ciência, a
filosofia e também a sociedade como um todo. Parabéns pelo esforço e dedicação.
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sensa%C3%A7%C3%A3o-Percep%C3%A7%C3%A3o-e-Raz%C3%A3o/1625.html
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