Uma WebQuest para
o 1º ANO do Ensino Médio Politécnico (Filosofia)
Elaborada
por:
Alexandre Misturini
Introdução | Tarefa | Processo | Avaliação | Conclusão | Créditos | Página do Professor
Bem-vindos alunos do 1º ano!
A partir deste momento vamos filosofar e refletir muito sobre o tema
felicidade. Gostaríamos que vocês alunos pesquisassem o conceito de felicidade
e também as principais ideias de alguns filósofos que escreveram sobre o
assunto. Convidamos à todos para mergulhar no pensamento e filosofar.
Boa pesquisa e esperamos que todos se sintam felizes em pesquisar e descobrir
mais sobre si e também sobre o que está a sua volta. Muitas felicidades para
todos!
1ª Formar grupos e organizar a realização das demais tarefas
propostas.
3ª Criar uma conta individual ou do grupo no Twitter e
seguir o conta do professor Alexandre Misturini @alemisturini ou para o
professor Rogério @profrogerioar para postar os tweets sobre
o tema pesquisado.
4ª Criar uma apresentação de slides sobre o tema “Felicidade” e
apresentar para a turma em data marcada pelo professor Alexandre.
Obs: Se quiserem criar a apresentação do Prezi também é uma opção
bem criativa, para essa escolha acesse o site do Prezi.
5ª Produzir um texto com reflexões filosóficas sobre o tema
“Felicidade” para análise e posteriormente publicação no Blog do Colégio Bom
Retiro.
Após os alunos se organizarem em grupos deverão ler os textos indicados
nos links abaixo.
Em um primeiro momento os alunos deverão pesquisar o conceito de
felicidade no dicionário de língua portuguesa.
Em um segundo momento os grupos deverão escrever tweets semanais
com suas reflexões com a seguinte hastag: #FiloBr01. Esta
atividade tem por objetivo desenvolver a análise crítica e a capacidade de
síntese dos alunos sobre o tema pesquisado (Felicidade).
Outra tarefa será a produção de textos sobre felicidade baseados na
experiência filosófica, ou seja, com o rigor e o método da filosofia para maiores
esclarecimentos ler o capítulo 1 do livro didático de filosofia – Fundamentos
de Filosofia Ed. Saraiva.
Pesquisar as fontes da felicidade:
Conhecimento e bondade – Platão
Vidas teóricas e prática – Aristóteles
Prazer moderado – Epicuro
Amor e destino – Zenão
Produzir uma apresentação de slides, com as principais ideias
destes filósofos, referente às fontes de felicidade, para apresentar para
a turma.
Realizar uma pesquisa sobre a vida e as principais obras do dos
filósofos citados acima (escolher um só) e apresentar em forma de slides para a
turma.
Conhecimento e bondade
platão
vidas teóricas e praticas
Aristóteles e felicidade
relação entre teoria e prática de Aristóteles
epicuro
felicidade em Epicuro
vida feliz é com prazer
carta sobre a felicidade
CONCEITO
|
ATIVIDADES EM GRUPO
|
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
|
TWITTER
|
SLIDES
|
TEXTOS
|
CSA
Construção satisfatória da
aprendizagem
|
Bom ou
excelente envolvimento, o grupo desenvolveu todas as atividades propostas,
desde ostweets, textos até a construção dos slides com seriedade e
competência.
|
Boa ou
excelente participação nas atividades, boas reflexões filosóficas nos textos
e nostweets e também criatividade na construção dos slides. Boa
colaboração e dedicação.
|
Tweets bem
sintéticos, com boas reflexões filosóficas o que fez com que o trabalho
individual e em grupo enriquecesse o debate sobre o tema proposto.
|
Slides
muito bem construídos com textos originais sem cópias e plágios. Boa
utilização dos recursos gráficos e visuais e também bem esclarecedores e
criativos.
|
Textos
bem escritos com originalidade e esclarecedores das questões filosóficas
propostas, sem erros ortográficos, dignos de publicação na Revista de
Filosofia do colégio.
|
CPA
Construção parcial da aprendizagem
|
Pouco
envolvimento realizaram algumas tarefas. Porém, a produção textual poderia
ser mais elaborada, assim como os tweetspoderiam ser mais elaborados.
|
Pouca
participação, ou a mesma não contribuiu muito para a produção textual e na
construção dos slides.
|
Tweets com
poucas reflexões e ideias não muito claras.
|
Slides
com algumas partes copiadas da internet ou pouco desenvolvidas e com alguns
erros ortográficos.
|
Texto
de relevância média, com alguns erros ortográficos, algumas considerações não
muito claras.
|
CRA
Construção restrita da aprendizagem
|
Pouco
envolvimento, não realizaram a maioria das atividades com seriedade.Tweets sem
relevância filosófica e textos com cópias, plágios e erros ortográficos.
|
Participou
pouco da realização das atividades, não contribuiu com o grupo, ou não teve
atitudes que colaborassem com o trabalho em grupo.
|
Tweets sem
relevância filosófica, não contribuindo para um debate produtivo no ambiente
doTwitter.
|
Slides
pouco criativos, com erros ortográficos, textos plagiados ou copiados da
internet sem referência. Pouca utilização de recursos visuais e pouca
criatividade.
|
Texto
pouco esclarecedor, com erros ortográficos e com cópias e plágios da internet
perdendo a originalidade, não podendo ser publicado na Revista de Filosofia
do Colégio.
|
Após refletirmos em sala de aula, com leitura do livro didático, textos
disponibilizados na internet e também debates gostaríamos de encerrar a
pesquisa do tema felicidade. Sabemos que uma pesquisa nunca termina, e a nossa
inquietação e insatisfação sempre nos proporcionará mais e mais questionamentos
que buscam solução. Portanto, nunca deixem de pesquisar sobre o tema felicidade
ou outros temas que serão propostos durante o ano letivo. Mas gostaríamos de
questioná-los ao fim da pesquisa.
O que é felicidade?
Quais são as fontes da felicidade?
Como viver bem?
Como devo agir para ser feliz?
Você é feliz?
Desejamos que todos os alunos tenham encontrado um caminho filosófico
para compreender todos estes questionamentos e que busquem sempre renovar suas
respostas, pois para a filosofia não existem respostas definitivas.
Felicidade a todos!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário