segunda-feira, 23 de março de 2015

Webquest de filosofia do 1º Ano 1º Trimestre de 2015

FELICIDADE
Uma WebQuest para o 1º ANO do Ensino Médio Politécnico (Filosofia)

 Elaborada por:

Alexandre Misturini


Introdução 

Bem-vindos alunos do 1º ano!

A partir deste momento vamos filosofar e refletir muito sobre o tema felicidade. Gostaríamos que vocês alunos pesquisassem o conceito de felicidade e também as principais ideias de alguns filósofos que escreveram sobre o assunto. Convidamos à todos para mergulhar no pensamento e filosofar. Boa pesquisa e esperamos que todos se sintam felizes em pesquisar e descobrir mais sobre si e também sobre o que está a sua volta. Muitas felicidades para todos!




A Tarefa  


 Formar grupos e organizar a realização das demais tarefas propostas.

 Criar um grupo da turma no Facebook para trocarmos informações sobre os trabalhos propostos.

 Criar uma conta individual ou do grupo no Twitter e seguir o conta do professor Alexandre Misturini @alemisturini  ou para o professor Rogério @profrogerioar para postar os tweets sobre o tema pesquisado.

 Criar uma apresentação de slides sobre o tema “Felicidade” e apresentar para a turma em data marcada pelo professor Alexandre.

Obs: Se quiserem criar a apresentação do Prezi também é uma opção bem criativa, para essa escolha acesse o site do Prezi.

 Produzir um texto com reflexões filosóficas sobre o tema “Felicidade” para análise e posteriormente publicação no Blog do Colégio Bom Retiro. 





O Processo 


Após os alunos se organizarem em grupos deverão ler os textos indicados nos links abaixo.
Em um primeiro momento os alunos deverão pesquisar o conceito de felicidade no dicionário de língua portuguesa.
Em um segundo momento os grupos deverão escrever tweets semanais com suas reflexões com a seguinte hastag: #FiloBr01. Esta atividade tem por objetivo desenvolver a análise crítica e a capacidade de síntese dos alunos sobre o tema pesquisado (Felicidade).

Outra tarefa será a produção de textos sobre felicidade baseados na experiência filosófica, ou seja, com o rigor e o método da filosofia para maiores esclarecimentos ler o capítulo 1 do livro didático de filosofia – Fundamentos de Filosofia Ed. Saraiva.

Pesquisar as fontes da felicidade:

Conhecimento e bondade – Platão
Vidas teóricas e prática – Aristóteles
Prazer moderado – Epicuro
Amor e destino – Zenão
Produzir uma apresentação de slides, com as principais ideias destes filósofos, referente às fontes de felicidade, para apresentar para a turma.

Realizar uma pesquisa sobre a vida e as principais obras do dos filósofos citados acima (escolher um só) e apresentar em forma de slides para a turma.


Conhecimento e bondade

platão

vidas teóricas e praticas

Aristóteles e felicidade

relação entre teoria e prática de Aristóteles

epicuro

felicidade em Epicuro

vida feliz é com prazer

carta sobre a felicidade





Avaliação  

CONCEITO
ATIVIDADES EM GRUPO
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
TWITTER
SLIDES
TEXTOS


CSA
Construção satisfatória da aprendizagem
Bom ou excelente envolvimento, o grupo desenvolveu todas as atividades propostas, desde ostweets, textos até a construção dos slides com seriedade e competência.
Boa ou excelente participação nas atividades, boas reflexões filosóficas nos textos e nostweets e também criatividade na construção dos slides. Boa colaboração e dedicação.
Tweets bem sintéticos, com boas reflexões filosóficas o que fez com que o trabalho individual e em grupo enriquecesse o debate sobre o tema proposto.
Slides muito bem construídos com textos originais sem cópias e plágios. Boa utilização dos recursos gráficos e visuais e também bem esclarecedores e criativos.
Textos bem escritos com originalidade e esclarecedores das questões filosóficas propostas, sem erros ortográficos, dignos de publicação na Revista de Filosofia do colégio.


CPA
Construção parcial da aprendizagem
Pouco envolvimento realizaram algumas tarefas. Porém, a produção textual poderia ser mais elaborada, assim como os tweetspoderiam ser mais elaborados.
Pouca participação, ou a mesma não contribuiu muito para a produção textual e na construção dos slides.
Tweets com poucas reflexões e ideias não muito claras.
Slides com algumas partes copiadas da internet ou pouco desenvolvidas e com alguns erros ortográficos.
Texto de relevância média, com alguns erros ortográficos, algumas considerações não muito claras.


CRA
Construção restrita da aprendizagem
Pouco envolvimento, não realizaram a maioria das atividades com seriedade.Tweets sem relevância filosófica e textos com cópias, plágios e erros ortográficos.
Participou pouco da realização das atividades, não contribuiu com o grupo, ou não teve atitudes que colaborassem com o trabalho em grupo.
Tweets sem relevância filosófica, não contribuindo para um debate produtivo no ambiente doTwitter.
Slides pouco criativos, com erros ortográficos, textos plagiados ou copiados da internet sem referência. Pouca utilização de recursos visuais e pouca criatividade.
Texto pouco esclarecedor, com erros ortográficos e com cópias e plágios da internet perdendo a originalidade, não podendo ser publicado na Revista de Filosofia do Colégio.






Conclusão

Após refletirmos em sala de aula, com leitura do livro didático, textos disponibilizados na internet e também debates gostaríamos de encerrar a pesquisa do tema felicidade. Sabemos que uma pesquisa nunca termina, e a nossa inquietação e insatisfação sempre nos proporcionará mais e mais questionamentos que buscam solução. Portanto, nunca deixem de pesquisar sobre o tema felicidade ou outros temas que serão propostos durante o ano letivo. Mas gostaríamos de questioná-los ao fim da pesquisa.

O que é felicidade?
Quais são as fontes da felicidade?
Como viver bem?
Como devo agir para ser feliz?
Você é feliz?

Desejamos que todos os alunos tenham encontrado um caminho filosófico para compreender todos estes questionamentos e que busquem sempre renovar suas respostas, pois para a filosofia não existem respostas definitivas.

Felicidade a todos!!!!!!!!!!!!!!


   



Créditos & Referências 












Nenhum comentário:

Postar um comentário